Pequenos textos produzidos por alunos da Aldeia Sol Nascente, cada um escolhei o seu tema para escrever.
Cultura
A cultura é muito importante para nós e para aqueles que não são índios, porque a cultura é diferente, os dois tem curiosidades. Na cultura tem trabalho, brincadeira e muito mais...
A nossa cultura é natural!
A nossa cultura não é coisa que se usa hoje e termina logo, muitas pessoas imaginam que a cultura já está acabando, mais isso não vai acontecer, alguns dos não índios falam porque não conhecem a vida Guarani.
Dizem que hoje em dia estamos vivendo só do jeito dos não índios.
Claro, eu concordo, estamos vivendo um pouco assim, mais nós não vamos deixar a nossa cultura só por causa dos estudos, roupa e as outras línguas que estamos aprendendo hoje.
Quem deu a vida, a cultura, a paz foi Deus. Ele não permite nós deixarmos a nossa vida de ser Guarani, nunca!
Por que em vez de ficar deixando tudo isso, cada vez mais estamos aprendendo e fazendo aquilo que é nosso.
Marco Benites (5º ano)
Trabalho e sobrevivência
Os trabalhos de plantio a gente começa no dia 20 de setembro pra colher em dezembro e janeiro, e o segundo plantio começa em dezembro até início, para tirar sementes para outro ano e assim as nossas sementes não terminam e os nossos trabalhos dia a dia, é irmos na roça limpar a roça de milho, aipim, feijão, melancia e outras coisas.
E para conseguir dinheiros a gente faz bichinhos de madeira e as mulheres fazem colares e balaios e alguns homens vão trabalhar na lavoura com os não índios e assim conseguimos dinheiros para comprar o que nós queremos.
Diego Gimenes Fernandes (4º ano)
Planta e alimento
O Guarani planta todo tipo de alimento, nós plantamos milho, feijão e melancia.
Eu gosto de feijão com arroz.
O Guarani anda pelo mato, para caçar, para ter alimento na aldeia.
Eu gosto dos colhidos na roça, porque é alimento saudável que não tem veneno, por isso que gostei, mas do mercado não gosto muito.
Marcelo Morínico Benites (4º ano)
O trabalho
Nós índios trabalhamos muito com as plantações, porque gostamos de trabalhar com a terra. Nós ganhamos saúde, por consumirmos as plantações naturais produzidas por nós. Plantar é um dos trabalhos que os índios fazem. O trabalho de plantar nunca foi esquecido e nunca se esquecerá, nós plantamos saúde e alegria para as pessoas adultas e as crianças, através da terra.
Além de trabalhar com as plantações, também trabalhamos com artesanato, enquanto uns fazem bichinhos de madeira, outros fazem colares, cestos e balaios. Com as mãos habilidosas, as mulheres fazem cestos e balaios de listras, diferentes umas das outras, e os homens fazem espécies diferentes de animais. Estes trabalhos feitos são vendidos para comprar alimentos, que não produzimos nas plantações. E esses trabalhos, plantação e artesanato são algumas das experiências que os índios têm com o trabalho, sempre tiveram e sempre terão.
Eloir Gimenes (19 anos)
Falando de nossas danças
Aqui na nossa Aldeia Sol Nascente nós temos a nossa dança própria. Por exemplo: o Tangara, a dança do Xondaro e o Jerojy.
Essas danças que nossos pais, avôs, tataravôs, tinham praticado antes da chegada dos brancos, até hoje nós praticamos essas danças, e nunca nós esqueceremos nossas danças.
Nós praticamos Tangara na parte da tarde, Xondaro a partir das 16 h da tarde e Jerojy no começo da noite.
Pablo Natalício de Souza (5º ano)
Novembro de 2010