14/04/2011
EVENTO
Tempo dedicado à história dos índios guaranis
A contribuição cultural dos índios guaranis será celebrada no Rio Grande do Sul. A 1ª Semana Missioneira, uma iniciativa do Instituto Pró Memória Sepé Tiaraju, com o apoio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), vai ocorrer de 18 a 25 de abril em diversas cidades do Estado. O evento terá uma etapa em São Gabriel. Com o apoio da prefeitura, a cidade dará a largada para as atividades da semana, que vai resgatar a história guarani em solo gaúcho.
– As atividades vão lembrar a memória guarani, uma das primeiras civilizações que viveram no Rio Grande do Sul – diz Emiliano Limberger, líder do Instituto Pró Memória Sepé Tiaraju.
A etapa inicial acontecerá nas proximidades da Sanga da Bica, local onde tombou o herói guarani Sepé Tiaraju. A 1ª Semana Missioneira ainda vai passar por São Miguel, Porto Alegre, São Luiz Gonzaga, Vera Cruz, entre outras cidades do Estado.
A conscientização das pessoas sobre a importância desta herança cultural para o Estado também é um dos objetivos do evento. A programação envolve diversas ações, como encontro com lideranças guaranis, shows musicais, seminários, palestras, cavalgadas e até colocação de placas e cruzes missioneiras. O encerramento da 1ª Semana Missioneira vai ocorrer em Rio Pardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário