Olá! Estava à tua espera!

Um abraço e muita luz ! Josi

Pesquisar este blog

Trago algumas notícias interessantes e outras intrigantes, se possível atualizadas!!!
Material para pesquisa sobre os Povos Indígenas!!!
Reflexões sobre a Lei 11.645\08
Trabalhos realizados com os alunos indígenas da Aldeia Sol Nascente\Osório-RS!!!
Divulgação sobre o projeto "Povos indígenas: na perspectiva da alteridade"!!!!

E muito mais...




terça-feira, 24 de junho de 2008

Aberta mostra Vídeo Índio Brasil, em Campo Grande


Terça-feira, 24 de Junho de 2008
Campo Grande News
Cineasta e filho de Juruna se encontraram em MS para exibição de filme sobre 1º deputado federal índio.
O Cineasta Armando Lacerda, diretor do filme “Jururã, o espírito da floresta”, mostra hoje em Campo Grande a história do deputado federal Mário Juruna, o primeiro e único parlamentar índio do Brasil.Armando veio de Brasília especialmente para a exibição, logo mais a noite na mostra Vídeo Índio Brasil.
Por aqui, acabou encontrando o filho do deputado, Diogo Juruna, que saiu da aldeia Nova Esperança, no norte do Mato Grosso, também para participar da mostra.
Nos próximos dias será assim: gente de aldeia (até da Bolívia), pessoas do cinema e interessados em geral nas questões indígenas. É uma reunião para ver o que o índio produz em audiovisual e o que é produzido sobre eles.
Muito ligado às questões indígenas, Armando relembrou com Diogo algumas da lutas que já participaram, muitas vezes envolvendo demarcação de terras. Um tema dos corredores que também será discutido em rodas de debate, após a exibição de cada filme. O encontro entre cineasta e filho de Juruna ocorreu durante uma das palestras que também são parte da programação da mostra, o seminário A Imagem dos Povos Indígenas, que nesta manhã debateu políticas públicas de cultura para as etnias.
Milton Raimundo, de 52 anos, cacique da aldeia Morrinho, de Miranda, ficou encantado com a mostra. “O projeto é novidade e muito importante para todos os índios do País”. Ainda falta - Para o historiador Antônio Brand, 59 anos, a produção desse tipo de filme ainda é muito pequena, entretanto indispensável para a promoção da cultura e valorização desses povos.
Ele avalia que o Vídeo índio Brasil poderia ser melhor. “Um projeto como este tinha que contar com a participação das escolas e das universidades”, pessoas que faltaram na manhã de hoje na platéia.
Programa - A palestra de amanhã vai debater “A Imagem dos Povos Indígenas na Mídia Brasileira”. As discussões começaram hoje e vão até 29 de junho sempre às 9 horas, no CineCultura, que fica no Pátio Avenida. A exibição dos filmes será sempre a partir das 18 horas, no mesmo local.
Além da história de Juruna, quem for ao Cine Cultura também vai poder assistir hoje ao filme “Em Trânsito – A Saga dos Manoki”, do diretor mato-grossense Elton Rivas.
A entrada é gratuita, em todos os eventos do Vídeo Índio Brasil.
Juruna – O deputado federal Mário Juruna ficou conhecido por percorrer os gabinetes da Funai, em Brasília, pedindo demarcação de terra para os índios. Portando sempre um gravador, ele registrava tudo o que o “homem branco” dizia para o caso de não cumprirem a palavra.

Nenhum comentário: